2 de abr. de 2011

Letras de Músicas!

Vamos ler? Juntinhos? -n

A maioria das pessoas que lêem meu Blog provavelmente gostam mais de músicas estrangeiras, de bandas estrangeiras, etc. Obviamente, as letras das músicas estão em outra língua. E é comum as pessoas não saberem o que estão cantando.

A letra é a essência de uma música, quando essa música não é instrumental, ao menos. É nela que os compositores expressam seus sentimentos, sejam eles raiva, amor, angústia, amor, decepção, amor, alegria, amor, etc, amor. Ou as vezes não expressa nada, simplesmente o cara escreveu por escrever.

Algumas letras contam histórias, sejam verídicas ou coisas imaginárias. Uma banda que é "craque" em contar histórias em suas letras é o Iron Maiden. Por exemplo a Alexander The Great, com 8:35 de música e com a letra contando, em parte, a história do Alexandre, o Grande. Mas eles não apenas contam a história, eles contam a história RIMANDO. Durma com essa!

As vezes, as pessoas se decepcionam ao olhar as traduções de sua banda favorita. "Ah, eu achava que fosse mais legal!". Isso acontece por vários motivos: Um deles é porque, já que ela não sabe a tradução não sabe o contexto com que a letra foi escrita, ficando totalmente perdida.
Outro é porque se a música rima na sua letra original, provavelmente não rimará em nada na sua tradução. Os outros eu não sei citar. xD

Existem músicas com temas macábros, que nem é melhor você olhar a tradução. Outras suicidas, como a Suicide Solution do Ozzy. Algumas xingam Deus e falam do Capeta Tréco Rúim Cão Diabo, como a maioria do Black Sabbath e Slipknot. Outras já são o extremo oposto e são regionalistas, Lynyrd Skynyrd que o diga.

Existem também as músicas com letra sobre coisas muito aleatórias. Sei que existem, só não sei citar nenhuma! xD. Tem o Muse, que adora escrever sobre espaço cideral e essas coisas, encaixe nessa categoria se você quiser.

Se você olhar a tradução de algumas músicas do System Of A Down, verá que quase todas são sobre questões humanitárias, sobre racismo, governo, etc. A música B.Y.O.B (Bring Your Own Bombs) é uma crítica direta ao governo de George W. Bush. Algumas, eu disse algumas, músicas do Nickelback também se encaixam nessa lista.

Mas a grande maioria mesmo é sobre Amor. *-*. Até eu já escrevi sobre isso, escrevi por escrever, mas enfim... Letras apaixonadas, que cativam guriazinhas por todo o globo. Geralmente acompanhada de um violãozinho então... Receita de sucesso (ou não).

Eu prefiro muito mais uma música que eu não saiba a tradução, do que músicas brasileiras. Não sei por que, mas tenho ódio mortal por quem rima "er" e "você". ISSO NÃO RIMA, CARALH*!
Por isso evito bandas brasileiras que cantam em português!

Então, se você sabe que os compositores da sua banda predileta são bons, leia as traduções. Se não confia muito, melhor nem olhar! Sério!

"As vezes eu não gosto muito do exercicio de escrever musicas, porque elas me trazem alguns sentimentos ruins dos quais eu não gosto de me lembrar."
(ROSE, Axl)

"Be Happy!"

[PS.: Não sei quem é o manolo da foto!]

Post ao som de: I Am The Highway - Audioslave

Nenhum comentário:

Postar um comentário