5 de set. de 2011

Freddie Mercury!

Vamos bater palminhas no ritmo da "We Will Rock You"? Juntinhos? -n

Hoje, dia 5 de setembro, o cantor Farrokh Bulsara (sim, esse é overdadeiro nome do rapaz!), conhecido como FREDDIE MERCURY faria 65 anos, seestivesse vivo. Ele nasceu na ilha Zanzibar, uma antiga colônia britânica quehoje pertence à Tanzânia, na África. Seus pais, Bomi e Jer Bulsara eramindianos. Mercury foi educado na St. Peter Boarding School, uma escola inglesaperto de Bombaim, na Índia. Foi lá que ele aprendeu a cantar, tocar piano ecomeçou a ser conhecido como "Freddie".

Aos 18 anos, ele e sua família mudaram-se para a Inglaterra, em 1964,devido a uma revolução iniciada em Zanzibar. Formou-se em Design Gráfico eArtístico na Ealing Art College. Na faculdade, ele conheceu o baixista TimStaffell. Tim tinha uma banda na faculdade chamada Smile, que tinha Brian Maycomo guitarrista e Roger Taylor como baterista, e levou Freddie para participardos ensaios.

Freddie costumava ir aos ensaios da banda até que um dia foi convidadopara assumir os vocais no lugar de Tim. Depois de sua entrada, o grupo passou aser chamado de QUEEN e o mais novo vocalista aderiu o nome artístico"Freddie Mercury".

Mercury compôs muitos dos sucessos da banda, como "BohemianRhapsody", Somebody to Love, "Love of My Life" e "We Arethe Champions"; hinos fodas eloquentes e deestruturação extraordinária. Suas exibições ao vivo eram lendárias, tornando-seimagem de marca da banda. A facilidade com que Freddie dominava as multidões eos seus improvisos vocais envolvendo o público no show tornaram as suas turnêsum enorme sucesso na década de 1970 e principalmente (enchendo estádios de todoo mundo) nos anos 80 (vide Live At Wembley Stadium 1986).

Lançou dois discos-solo, aclamados pela crítica e pelo público.

Em 1991, após ficar muito doente, surgiam rumores de que Mercury estavacom AIDS, que se confirmaram em uma declaração feita por ele mesmo em 23 denovembro, um dia antes de morrer, vindo a falecer em sua própria casa, chamadade Garden Lodge.

Boa parte da sua herança foi dada a Mary Austin, sua ex-namorada, comquem viveu por cinco anos. Foi com ela que assumiu sua orientação sexual, jáque Freddie era bissexual e os dois, mesmo separados, mantiveram forte laço deamizade até o fim de sua vida. A música "Love of My Live" foi dedicadaa ela.

Os membros remanescentes do Queen fundaram uma associação de caridade emseu nome, a "The Mercury Phoenix Trust", e organizaram, em 20 deabril de 1992, no Wembley Stadium, o concerto beneficente "The FreddieMercury Tribute Concert", para homenagear o trabalho e a vida de Freddie(com a motherfucking participação de Axl Rose,Slash, Robert Plant, James Hetfield, Elton John, e mais pessoas que não melembro...xD)!

Freddie Mercury era proprietário de uma voz potente. Contam alguns que,durante as gravações do álbum "Barcelona", Freddie desafioua gordinha Montserrat Caballé, uma das cantoraslíricas mais conhecidas no mundo, para ver quem possuía maior fôlego. Mercuryvenceu com uma grande vantagem!

Agora, na minha opinião: SE o Freddie Mercury estivesse vivo até hoje,ele com certeza faria uma participação em um dos shows da Lady GaGa...me digamse estou errado??! O Brian May já fez isso no último VMA (não me lembro dadata), quando muita gente o chamou de "caduco"! Se bem que eu achoque ele caducou mesmo quando se apresentou ao lado do My Chemical Romance (umanoite antes do VMA). P.S.: procurem os vídeos no YouTube! xD

"Be Happy!"

2 comentários:

  1. Dá-lhe, Mercury!! Marcou toda uma época mesmo sendo tímido pácas fora dos palcos!!
    O cara merece as homenagens!
    E belo post, Herminho! =D

    ResponderExcluir
  2. Vlw, Tiesco!
    Sempre q precisar (e quando eu tiver ideias), pode me chamar pra fazer um post! (Y)

    ResponderExcluir