14 de out. de 2011

Charge!

Vamos forçar risadas? Juntinhos? -n

Sabe aquele chocolate da Nestlé ou da Lacta que tem a embalagem azul e tem amendoins no meio? Então, o post não é sobre ele. O post é sobre aqueles desenhos de jornais, revistas e etc com caricaturas de famosos e piadinhas toscas.

Uma charge consiste em satirizar algo ou alguém. Algum famoso ou alguma situação do momento. Pois toda charge é atual, menos amanhã. Toda charge de ontem é velha, atual mesmo só a charge de hoje. A charge de amanhã é atual, mas se foi feita hoje ela é falsa, porque não há como prever o futuro, só se a Mãe Dinah aprendeu a desenhar ou aquele manolo do Heroes ressuscitou.

Há também as charges animadas, vide AnimaTunes, site que aparece quase que diariamente no Jogo Aberto da Cavaleiros do Zodíaco Television Band graças à suas charges futebolísticas, as vezes muito boas.
Outro exemplo de charges animadas são aquelas que passam nos jornais da Globo. Só que aquelas são charges políticas e na maioria das vezes a graça, que é fundamental em uma charge, não aparece.

O desenho, por ser uma caricatura, não precisa ser muito fiel, só algumas características marcantes. Por exemplo: Desenhar o Messi? Nariz grande e camisa da Unicef; Lula? Barba e falta um dedo; Milton Neves? Cabeça gigante; Axl Rose? Camisa de hockey, cavanhaque, falta de ar e uma barriga saliente, etc.

Não sei o por que, mas minha professora de português nos deu o trabalho de fazermos uma charge. Além de desenharmos devemos criar toda uma piada atual. Não sei no que isso vai me ajudar na vida, já que não pretendo ser um cartunista, talvez um criador de um anime muito foda, mas não cartunista.

Vou terminar o post por aqui porque me lembrei que ainda não fiz a minha charge e é melhor eu começar logo.

"Be Happy"... Tentando entender uma charge de 1980.

[Sobre a foto: Uma foto de um doce de chocolate chama muito mais atenção]

Post ao som de: Não ouvia nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário